quinta-feira, 23 de outubro de 2014

FOTOGRAFIA DE MODA :: PATRICK DEMARCHELIER

Uma das vertentes de que gosto no mundo da moda, é a fotografia. Entusiasma-me, faz-me vibrar e inspira-me através da criatividade, dos jogos de luzes, das modelos e da sua beleza, da make-up e do styling. 
A fotografia de moda é definitivamente, uma forma de expressão não só pessoal como também dos próprios coordenados que muitas vezes, contam histórias mágicas, de luxúria e desejo.
Apesar de a fotografia não ser a minha especialidade, é inquestionável o renome e o trabalho de Patrick Demarchelier, um dos meus fotógrafos de moda de eleição.

Patrick Demarchelier
Demarchelier nasceu a 21 de Agosto de 1973, em Le Havre, França. A sua infância foi passada num ambiente modesto juntamente com a sua mãe e quatro irmãos. Aos 17 anos recebe do seu padrasto a sua primeira máquina fotográfica, uma Eastman Kodak, começando a aprender a revelar os filmes e a retocar negativos e, rapidamente começou a fotografar amigos e casamentos. Em 1975, abandonou Paris e viajou com a sua namorada para Nova Iorque, onde descobriu a fotografia de moda e pela qual se apaixonou de imediato, começando a trabalhar como freelancer juntamente com Henri Cartier-Bresson, Terry King, e Jacques Guilbert. O seu trabalho começou a chamar a atenção de revistas como Elle, Marie Claire e 20 Ans Magazine. Mais tarde, começou a trabalhar com revistas como a Vogue e Harper’s Bazaar, numa parceria que durou 12 anos.
Patrick Demarchelier faz de seu portfólio fotografias com inúmeras celebridades, modelos e ainda, campanhas internacionais de publicidade para as grandes Casas da Moda como, Christian Dior, Louis Vuitton, Celine, TAG Heuer, Chanel, Yves Saint Laurent, Lacoste, Calvin Klein e Ralph Lauren, Giorgio Armani, Revlon, Lancôme e L’Óreal.

Vogue Rússia, Janeiro 2014

Vogue China, Novembro 2014

Vogue Alemanha, Agosto 2009
A minha reflexão sobre as fotografias de Demarchelier é que ele adora a Mulher. Adora as suas diversas personalidades, a sua beleza, o seu carisma, o seu poder e a sua atitude em relação ao Mundo, enaltecendo-a de uma maneira que mais ninguém consegue e que se reflete na fotografia com grande força. Como Patrick diz “I love all women. Women are sublime beings. I love all of it: their eyes, their noses, their bodies.”

L'Instant Chanel, Chanel Watches SS14

                      Vogue Rússia, Outubro 2014                                               Vanity Fair, Novembro 2014                                    
Dior Magazine, Dezembro 2013                                           Vogue Japão, Outubro 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário