terça-feira, 14 de outubro de 2014

MODA LISBOA'14 :: LEGACY

Como cabeça de cartaz a Moda Lisboa’14 inicia-se com a estilista Alexandra Moura que apresenta a coleção INTERVERTER, tendo como conceito o avesso como lado certo, ou seja, a construção/desconstrução dos materiais, acabamentos e detalhes. Nesta coleção o corpo (todas as partes) assume um papel importante na procura de formas. Escolhe também uma paleta de cores neutras com a exceção do uso do azul índigo e do preto. Esta coleção surge num estilo mais conceptual, apresentando uma silhueta mais orgânica e irregular seguindo uma vibe mais streetwear.

INTERVERTER SS15 - Alexandra Moura

Ricardo Preto apresenta a coleção CONTEMPORARY WARRIORS, seguindo o conceito de “Somos todas guerreiras contemporâneas na geração EU/NÓS”. Utiliza uma paleta de cores mais variadas desde o verde seco ao bordeaux e preto, todas elas cores fortes que transmitem o conceito ao longo que as modelos desfilam. Todas as peças são loose fit.

CONTEMPORARY WARRIORS SS15 - Ricardo Preto


Christophe Sauvat apresenta-nos uma coleção romântica, onde o passado e presente se cruzam. A coleção é marcada por uma paleta dentro dos tons de branco, verde água e laranja que se nos transportam para as tribos folks através dos seus detalhes étnicos. Os tecidos leves e esvoaçantes dos vestidos e túnicas permitem que a luz revele as formas do corpo feminino, de forma elegante e misteriosa. O designer continua a criar coleções inspiradas na mulher viajada e cosmopolita, atenta ás tendências e com um estilo próprio.

 SS15 - Christophe Sauvat 

Ricardo apresenta FAKTURA uma coleção inspirada no construtivismo, as propriedades particulares dos materiais de um objeto e a sua presença espacial. O designer faz a sua primeira abordagem ao womenswear, numa tentativa de aproximação entre os dois polos - feminino/masculino.

FAKTURA - Ricardo Andrez| LAB

The Past é coleção apresentada pelo guest designer, Michal Szulc, que relembra a estética dos anos 60 na Polónia. As silhuetas variam entre skinny e extra large, as masterpieces (casacos/blusões) são vistas também em diferentes proporções e a paleta de cores é cromática variando entre o branco puro e vários tons de bege.

THE PAST SS15 - Michal Szulc

Filipe Faísca exalta o corpo, a força e a liberdade da mulher com a sua nova coleção Call Center. A silhueta contrasta entre a fluidez e os volumes, tendo uma forma geométrica e bem estruturada utilizando materiais como o algodão e a ceda, nos tons de preto, cinzento e branco. 

CALL CENTER SS15 - Filipe Faísca 

Cia Marítima é uma marca brasileira de beachwear que apresenta a sua coleção de Verão 2015 na Moda Lisboa. Utiliza uma paleta de cores vincada nos  rosas, que se destacam através dos padrões apelativos ao verão. 

Cia Marítima SS15 

A coleção apresentada por Luís Carvalho| LAB é inspirada numa peça de vestuário clássica, o blazer. A peça é explorada de várias maneiras e formas, havendo uma desconstrução da mesma utilizando peças mais sportswear e descontraídas para contrariar a rigidez comum dos blazers. O designer inspirou-se também num elemento mais orgânico proveniente da natureza como por exemplo, a imagem de um veado. A silhueta tem um registo XL e um estilo mini vs longo. As cores predominantes são, o branco, azul água e cinzento.

UN| FORMAL SS15 - Luís Carvalho 

Match Point de Carlos Gil tem por base o tema de “a vida é feita de pontos que definem uma linha”. O designer afirma que a vida em si mesma pode também ser encarada como um jogo, daí o nome da coleção. Assim sendo, pontos e linhas dão origem a estampados de figuras geométricas, bolas e riscas, numa silhueta onde a estrutura e volumes se destacam. O branco e o preto cedem também lugar a tons como o pó-rosa, pó-azul e amarelo-sol. 

MATCH POINT SS15 - Carlos Gil

Miguel Vieira apresenta a sua coleção Verão 2015, Man e Woman. A coleção SEWI-TRADICIONAL (Man) tem como inspiração o fato de homem. “Um fato não é apenas um fato. É mais do que isso, é uma forma de estar na vida, do homem se mostrar ao mundo. E um bom fato é sinónimo de sucesso e imponência”. Os fatos slim fit, ombros estruturados e cortes clean são a masterpiece do desfile em tons de branco nuvem, cru, cinza, azul etéreo e azul profundo. O designer utilizou marcas para os tecidos padronizados como, Cerruti, Loro Piana, Zegna, Canonico e Marzotto. Miguel Vieira| Woman apresenta uma paleta de cores reduzida (preto e branco), também com cortes clean e peças de loose fit.

SEMI-TARDICIONAL SS15 - Miguel Vieira|Man 


Miguel Vieira| Woman


Pedro Pedro cria a coleção KAMA/FLOW em função dos contrastes. Continuidades vs ruturas, crise vs glamour, sobriedade vs sofisticação, classicismo vs século XXI e looks femininos vs andrógenos. Inspirou-se no navy dos anos 30, na sensualidade porém, também, no conforto, nos blazers e nas saias que descem em tamanha. Esta coleção é descrita como casual sport erotizado. A silhueta é muito marcada, delineada e feminina. 

KAMA/FLOW SS15 - Pedro Pedro

Valentim Quaresma que define o seu trabalho como sendo, intemporal, utópico e subversivo apresenta a coleção ILLUSION, que representa o poder de adaptação das espécies, o mimetismo e a transmutação criando um novo olhar sobre a natureza e o seu desenvolvimento. Foram utilizados materiais como o cobre, latão ónix, vidro e materiais tecnológicos. Valentim Quaresma é um designer de joias.

ILLUSION SS15 - Valentim Quaresma 

Catarina Sequeira designer e criadora da marca SAYMYNAME apresenta a coleção ESCARAVELHOS, e o nome é a inspiração da mesma. Sequeira representa os escaravelhos de uma forma divertida mas também horripilante, numa paleta de cores básica (preto e branco), com acessórios tipo vinil e fita ilhós numa vertente mais hard-rock.

ESCARAVELHOS SS15 - SAYMYNAME

“O visual desta coleção é uma viagem que, no meio do irreal, encontra ideias parecidas com aquilo que viu e sentiu numa praia onde ondas, rochas, água e céu se misturam e refletem” é assim que é descrita a coleção WAVE, de Kolovrat. Uma coleção repleta de linhas geométricas, layers e padrões. Foram utilizados materiais como a seda, algodão e tecnológicos com prints em branco, preto e tons de azuis e cinzentos.

WAVE SS15 - Kolovrat 

Nuno Gama apresenta a coleção ARRÁBIDA, em homenagem á memória da sua feliz infância que recorda com carinho. A coleção representa o clássico guarda-roupa masculino com um twist do designer ao responder á procura pela qualidade das matérias-primas, o corte das peças e o lado mais elegante do homem. A paleta é de verdes caquis e azuis, símbolos da beleza da paisagem do local.

 ARRÁBIDA SS15 - Nuno Gama


Fotografias retiradas de: DAILYMODALISBOA

Sem comentários:

Enviar um comentário